Skip to content

Criobanco comenta: tratamentos a partir de células-tronco dão esperança a portadores de diabetes tipo 1

set 13 2011

A diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, ou seja, as células do sistema imunológico do paciente atacam e destroem as células produtoras de insulina, localizadas no pâncreas. Apenas nos Estados Unidos, de 15 mil a 40 mil crianças são diagnosticadas, anualmente, com diabetes. Os portadores da doença fazem uso regular de insulina, que não objetiva a cura e nem impede a progressão da patologia e do surgimento de complicações associadas a ela.

Algumas pesquisas têm sido bem sucedidas no controle da doença, principalmente os estudos que utilizam células-tronco em sua metodologia, pois essas possuem propriedades imunomodulatórias e atuam na renovação das células produtoras de insulina perdidas no desenvolvimento da diabetes.

Especificamente, alguns estudos clínicos envolvendo células-tronco oriundas do sangue de cordão umbilical foram realizados e observou-se uma melhora no quadro dos pacientes. As células provenientes do cordão possuem um perfil mais imaturo e, por isso, podem contribuir de forma mais significativa para os tratamentos que incluam a regeneração de células e tecidos, como é o caso do diabetes tipo 1.

Embora muitos estudos já tenham sido realizados e outros estejam em andamento, os resultados mostram o claro potencial dessa terapia para o tratamento e cura da diabetes tipo 1. Contudo, ainda são necessárias mais pesquisas que elucidem de forma completa os mecanismos de desenvolvimento da doença e a forma de ação das células-tronco.

Saiba mais sobre isso em http://migre.me/5BOhv

 



Comentários

Deixe seu comentário.

Adicione um Comentário

Required

Required

Optional


» Visite nosso website