Skip to content

Franceses produzem hemácias a partir de células-tronco do sangue do cordão umbilical

set 05 2011

Com o uso de células-tronco do sangue do cordão umbilical, pesquisadores franceses publicaram, na última edição da publicação científica estadunidense Blood, a chance de produzir glóbulos vermelhos (hemácias).

Os estudos, feitos na Universidade Pierre et Marie Curie, em Paris, alimentam ainda mais a chance de uma transfusão de sangue auto-suficiente, onde o receptor da doação seria o próprio doador.

Uma primeira transfusão com os glóbulos vermelhos feitos a partir de células-tronco foi realizada com sucesso. O avanço animou os cientistas que puderam, inclusive, notar o mesmo desempenho das células, ditas, naturais.

Contudo, os avanços para a produção em larga escala das hemácias deverão ocorrer, segundo os pesquisadores, simultaneamente, ao controle da tecnologia de criopreservação e controle, em geral, das células-tronco do sangue do cordão umbilical.

Pioneirismo

Uma das primeiras a despontar na composição artificial de sangue, a pesquisa vai diminuir a carência de sangue nos bancos de sangue de todo mundo e, junto a isso, diminuirá ainda mais o risco de infecção do material.

Os glóbulos vermelhos são as células designadas para transportar oxigênio e gás carbônico por todo o organismo. Saiba mais sobre composição do sangue.

 



Comentários

Deixe seu comentário.

Adicione um Comentário

Required

Required

Optional


» Visite nosso website