Skip to content

Criobanco comenta: três tipos de células-tronco são avaliadas durante criopreservação de sangue de cordão umbilical

nov 16 2011

O sangue de cordão umbilical é uma rica fonte de células-tronco capazes de diferenciação em células de partes distintas do organismo, além de seu importante papel como fonte de células progenitoras hematopoéticas – que são amplamente utilizadas para transplantes que curam doenças como leucemias, mielomas e linfomas.

A partir deste potencial, o sangue de cordão umbilical começou a ser criopreservado e armazenado em bancos públicos e familiares em todo mundo. Além do uso atual já comprovado, as pesquisas científicas atuais podem trazer beneméritos ainda maiores aos que optam por armazenar esta rica fonte de células.

Entre as boas notícias divulgadas sobre o tema, está uma pesquisa publicada recentemente, que isolou e avaliou funcionalmente três tipos de células tronco de amostras de sangue de cordão umbilical criopreservadas. As populações avaliadas são as células-tronco mesenquimais, endoteliais e hematopoéticas.

As células mesenquimais são encontradas em outros tecidos e órgãos do corpo humano e são uma grande promessa para utilização em protocolos clínicos de diversas patologias como doenças do coração, auto-imunes e também na medicina regenerativa.

As células progenitoras endoteliais são importantes componentes do organismo e que mantém íntegra a estrutura vascular do corpo e estão envolvidas diretamente no desenvolvimento do feto.

As células progenitoras hematopoéticas são as responsáveis pela constituição do sistema hematopoético e imune do corpo humano e são as responsáveis pela bem sucedida utilização do sangue de cordão umbilical nos tratamentos de neoplasias hematológicas.

Bruno Verbeno
Coordenador Clínico Científico do Criobanco
Biólogo formado pela Universidade Federal do Espírito Santo, especialista em cultura celular e mestre em ciências médicas pelo departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP).



Comentários

Deixe seu comentário.

Adicione um Comentário

Required

Required

Optional


» Visite nosso website