Skip to content

Doação de Plaquetas por Aférese

mar 15 2012

Desde a Grécia antiga, a humanidade acreditava que o sangue era capaz de sustentar a vida e também de curar doenças de todos os tipos. Somente após séculos de estudos foi possível determinar exatamente a função dos diferentes tipos de células do sangue e aperfeiçoar as técnicas de coleta e transfusão desses componentes.

Atualmente é possível coletar o sangue total de um doador em poucos minutos, em uma bolsa estéril e já com produtos que irão garantir que o sangue permaneça em boas condições até a sua utilização. Nesse tipo de doação, o sangue será fracionado em concentrado de hemácias (também conhecidas como glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, e ainda em uma bolsa de plasma sanguíneo. Após a coleta do sangue total, ocorre a separação desses componentes do sangue, o que permite transfundir apenas o tipo celular necessário. Ou seja, se um paciente for portador de uma patologia que provoque anemia, é possível transfundir apenas os glóbulos vermelhos que irão atuar reestabelecendo o transporte adequado de oxigênio no organismo.

Uma outra moderna técnica de coleta de hemocomponentes é a doação por aférese. Nessa modalidade, os componentes do sangue do doador são separados por uma máquina no momento da doação, permitindo a coleta de apenas um hemocomponente, como as plaquetas por exemplo. Nesse caso, os outros constituintes do sangue do doador retornam ao seu organismo sem dano algum. Essa forma de coleta é muito importante pois aumenta o potencial da doação. Para se ter uma ideia, uma coleta de sangue normal resulta em uma bolsa com no mínimo 50 bilhões de plaquetas, enquanto uma doação de plaquetas pela técnica de aférese deve conter, no mínimo, 300 bilhões desses componentes.

É importante ressaltar que ambas as técnicas de doação são seguras e não trazem riscos à saúde do doador. Para doar é preciso observar alguns detalhes. É necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 a 67 anos (os doadores menores de 18 anos devem apresentar autorização por escrito dos pais ou responsável legal) e pesar no mínimo 50 quilos. Outras informações no site do Criobanco (www.criobanco.com.br) ou pelo telefone 3089-6000.



Comentários

Deixe seu comentário.

Adicione um Comentário

Required

Required

Optional


» Visite nosso website