Skip to content

Dicas para uma amamentação correta

jul 17 2012

Amamentar é uma das expressões mais marcantes da maternidade. Manter bem afinados os tempos de atenção, paciência, dedicação e carinho são fundamentais para que esse momento seja ainda mais especial para a mãe e seu bebê. Por perceber a importância do leite materno para o desenvolvimento mais saudável das crianças, separamos algumas dicas que vão ajuda-las a ter uma amamentação bem sucedida.

É fundamental ficar sempre atenta à posição correta da criança. A mais favorável é aquela em que o bebê está de frente para a mãe. É a famosa “barriguinha com barriguinha”! A cabeça precisa estar bem acomodada, para que não fique solta no braço da mãe. Já a boca da criança deve estar bem aberta, com forma de “boca de peixe” e o queixo encostado nas mamas.

Grande parte da auréola deve ser colocada na boca do pequeno, que deve ficar com a língua posicionada para baixo, fazendo a sucção para que o leite saia.

Nos primeiros dias, a mama deverá ser sempre preparada com antecedência. A ocasião ideal para oferecer o leite é quando ela estiver bem cheia. Massageá-la com movimentos circulares, de cima para baixo, facilita a saída do leite.

Dica para as mamães

Os seios devem ser limpos durante o banho. Evite o uso de sabonetes ou hidratantes nos mamilos. Eles podem causar ressecamento e propiciar o aparecimento de fissuras. Só utilize pomadas se houver indicação médica, caso contrário, utilize o próprio leite e deixe secar.

O papai também pode ajudar!

O pai tem importância fundamental nessa etapa. Ele necessita dar sustentação psicológica na situação, como se fosse uma base de segurança. Ele pode ajudar em todos os momentos. Desde o auxílio das mamadas, colocando o bebê para arrotar, para dormir e trocando as fraldas, podem ter a ajuda dele.

Gostou das nossas dicas? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários que vamos ajudar a esclarecer! ;)

 



Comentários

Deixe seu comentário.

Adicione um Comentário

Required

Required

Optional


» Visite nosso website