Skip to content

Saiba como cuidar do umbigo do seu bebê

ago 06 2012

O cordão umbilical simboliza a ligação mais bonita entre a mãe e o feto durante a gestação. E é por meio dele que são conduzidos os alimentos, o oxigênio e os sentimentos de amor da mamãe para o neném que vai chegar.

Essa conexão entre mãe e bebê tem ainda um grande valor, ele apresenta uma grande quantidade de células-tronco, que são a grande esperança da medicina na atualidade. A criopreservação do cordão umbilical está se tornando cada vez mais comum entre os pais. Sabia mais sobre ela clicando aqui.

Logo ao nascer, o bebê tem o cordão cortado e se mantém em seu corpo apenas um pedacinho, chamado de coto umbilical pelos médicos. Como a maioria das futuras mamães sabem, essa parte do cordão que restou precisa de cuidados para evitar o aparecimento de infecções.

Em geral, o pequeno coto costuma se manter entre uma e três semanas depois do nascimento. Em alguns casos, ele pode ficar um pouco mais, o que não deve ser motivo para se preocupar. Caso isso aconteça, o ideal é procurar um pediatra para avaliar a situação.

Quando o coto seca e cai, fica uma pequena ferida no local, que precisa ser higienizado com produtos próprios e recomendados por um pediatra. É ele o seu principal conselheiro e quem vai te orientar em todas as fases do crescimento do seu filho. Lembre-se sempre de anotar todos os seus questionamentos antes de levar o bebê para as consultas. Assim, você não se esquece de nenhum detalhe.

Recomendações para as mamães

Limpe sempre o umbiguinho do pequeno, mas faça com moderação. Mantenha a região sempre limpa e seca, assim, você evita a proliferação de bactérias, responsáveis por inflamações. As mãos e unhas da mamãe ou de quem está auxiliando nos cuidados devem estar sempre bem higienizadas. Outra dica é usar roupinhas mais largas e soltas na região da cintura para dar conforto ao bebê enquanto seu umbiguinho não cai.

E você? Tem alguma dúvida? Envie para nós!



Comentários

Deixe seu comentário.

Adicione um Comentário

Required

Required

Optional


» Visite nosso website