Skip to content

Eu tinha que ser forte

mai 02 2013

“Descobri que o Douglas tinha anemia falciforme quando ele completou quatro meses de vida. Ele era pálido e logo a pediatra indicou uma transfusão. A anemia falciforme é uma alteração nas  hemácias, que se enrijece e se calcifica, o que dificulta a passagem do sangue pelos vasos e a oxigenação dos tecidos.

Não conhecia e nem sabia o que era a doença, e fiquei preocupada quando descobri. Mas eu tinha que ser forte. Sempre fui muito independente e guerreira e pensei: ‘tenho que agir, não posso ficar parada agora’. A anemia ainda resultou em outras doenças no Douglas, como a Síndrome de Moyamoya,  que provoca alterações vasculares cerebrais, provocando estreitamento ou fechamento  dos principais vasos sanguíneos que chegam ao cérebro.

Com 13 anos tive que levá-lo a São Paulo para fazer uma cirurgia no cérebro. Mas, dentro do hospital vi que tudo poderia ser muito pior. Douglas era a única criança que conseguia ficar de pé por conta própria; já que as outras estavam em cadeiras de rodas ou macas. Além da síndrome, enfrentamos ainda três acidentes vasculares cerebrais (AVC), que Graças a Deus não deixaram sequelas. Devido às muitas transfusões, o Douglas acabou desenvolvendo excesso de ferro no sangue e precisa fazer procedimento de eritrocitaférese mensalmente.

Chegamos ao Criobanco em 2001, onde ele fazia transfusões frequentemente. Em 2005, passamos ao procedimento de eritrocitaférese, que consiste na substituição de eritrócitos doentes por eritrócitos normais, reduzindo os níveis de hemácias falciformes para menos de 30%. Atualmente, Douglas está com 22 anos e até hoje vai ao Criobanco uma vez por mês para o procedimento, que tem que ser feito continuamente. E ele leva tudo numa boa. Teve uma infância e adolescência feliz e os problemas de saúde não atrapalharam seu crescimento e desenvolvimento. Algumas pessoas acham que ele faz exames e tratamentos porque está doente, mas na verdade faz tudo isso apenas para manter uma rotina saudável”



Comentários

Deixe seu comentário.

Adicione um Comentário

Required

Required

Optional


» Visite nosso website