Skip to content

Cientistas criam fígado humano com células-tronco

set 20 2013

Pela primeira vez, cientistas do Japão conseguiram reproduzir um pedaço de fígado humano em laboratório por meio de células-tronco chamada de pluripotência induzida v(iPS). O estudo foi publicado na Revista Nature, em julho, e divulgado na mídia nacional e internacional.

O “broto” do fígado humano foi transplantado com sucesso em camundongos e se transformou num órgão funcional capaz de executar funções de células humanas hepáticas adultas.

Até então, a criação de órgãos vascularizados era um desafio para a comunidade científica, que tentava manipular células-tronco para a geração desses tecidos complexos in vitro. O grande segredo foi imitar em laboratório o ambiente natural de desenvolvimento de um feto. O “broto” é formado no ser humano na quinta ou sexta semana de gestação.

A criação em laboratório de tecidos é a esperança para repor órgãos danificados por acidente ou por doenças, solucionando, assim, a escassez de doadores e diminuindo a fila de espera. Porém, a técnica ainda tem que ser testada em seres humanos, mas já é uma prova importante de que a estratégia funcionou.

A expectativa no futuro é que outros órgãos como rins, pâncreas ou pulmões também possam ser desenvolvidos da mesma forma. Mas é um projeto ainda muito distante na avaliação dos cientistas.



Comentários

Deixe seu comentário.

Adicione um Comentário

Required

Required

Optional


» Visite nosso website