Skip to content

Comemore o Dia do Doador sendo um doador de sangue disponível

nov 25 2013

Hoje, 25 de novembro, é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Nessa época, muitos eventos são realizados com o objetivo de reunir o maior número possível de pessoas para praticarem essa boa ação. Mas, você sabia que mais importante que o ato da doação é a disponibilidade do doador? Segundo o hematologista Edgard Nascimento, do Criobanco Medicina e Terapia Celular, os estoques com bolsas de sangue obedecem a um limite de armazenamento e a doação otimizada é a melhor forma de manter o estoque com rotatividade e sem desperdícios, visto que o sangue tem prazo de validade.

Por isso, o importante é que você mantenha seu cadastro ativo nos bancos de sangue. Assim, o contato para doação será feito à medida que o estoque necessitar de reposição de determinado tipo sanguíneo, que podem ser O, A, B ou AB, positivos ou negativos. Segundo Edgard, cada tipo de sangue tem sua compatibilidade para doação e os grupos mais comuns no Brasil são ‘O’ e ‘A’, sendo que o tipo O negativo é considerado doador universal, já o AB positivo é receptor universal, ou seja, pode receber sangue de qualquer doador.

Além dos tipos sanguíneos também existem os tipos de doadores. No Criobanco, os doadores esporádicos ou espontâneos,que comparecem por vontade própria, somam 54%, enquanto os doadores por repetição ou convocados, que são aqueles convidados pelos bancos de sangue para uma nova doação, somam 46%. Edgard explica ainda que existe mais dois perfis de doador: o de reposição, que comparecem a pedido de algum familiar ou amigo do paciente, e o autólogo, que é doado por um paciente para seu uso próprio.

E você sabia que a doação também pode ser feita por aférese? Apesar do nome estranho, o processo é bem simples. Uma parte do sangue do doador é removida por meio de um separador celular automatizado utilizado para extrair grande quantidade de um determinado elemento do sangue, como só plaquetas ou só hemácias, por exemplo. As vantagens nesse tipo de doação é a eficiência no tratamento do paciente, já que a quantidade de células obtidas é, aproximadamente, sete vezes maior em uma doação tradicional. Seja qual for o seu tipo e como quiser doar, seja um doador disponível e inclua essa causa em sua vida.

Mergulhando no universo da doação sanguínea:

Tipos de doadores:

Doadores com tipo sanguíneo A: podem doar para o tipo sanguíneo A e AB, porém só recebem de A e O.
Doadores com tipo sanguíneo B: podem doar para o tipo sanguíneo B e AB, porém só recebem de B e O.
Doadores com tipo sanguíneo AB: esse tipo com fator Rh positivo é considerado receptor universal, porém pode doar apenas para seu próprio tipo sanguíneo.
Doadores com tipo sanguíneo O: O tipo O com fator Rh negativo é considerado doador universal, mas pode receber apenas para o tipo O, ou seja, seu próprio tipo sanguíneo.

Tipos de perfil:

Espontâneos: comparecem por vontade própria;
Convocados: são aqueles convidados pelos bancos de sangue para uma nova doação, considerado o tipo mais importante;
Reposição: comparecem a pedido de algum familiar ou amigo do paciente;
Autólogo: doado por um paciente para seu uso próprio.

Tipos de doação:

Doação tradicional: o doador passa por uma triagem clínica, hematológica e sorológica. O sangue coletado passa por uma série de testes para comprovar se está de acordo com as normas da Anvisa e apto para utilização;
Doação por aférese: é realizada a coleta de plaquetas e hemácias por meio de um separador celular automatizado. Oprocesso é o mesmo da doação convencional.



Comentários

  1. Gostaria de um esclarecimento: Nos Tipos de Sangue acima citado, foi mencionado apenas o “O RH negativo “. Existe o “O RH positivo”? Qual o seu grau de relacionamento com os Outros grupos/ Aguardando… SDS!iMensagem

    • admin novembro 26, 2013

      Olá Cláudio, citamos o RH negativo por ser considerado doador universal e receptor único, cerca de 9% da população possui. Nossa seleção de doadores acontece conforme a necessidade de reposição do estoque de sangue que varia conforme o atendimento prestado aos pacientes que necessitam de sangue.

Adicione um Comentário

Required

Required

Optional


» Visite nosso website